• SOMASOMA

Galeria SOMASOMA

Atualizado: 20 de Jul de 2018

Seja Bem-Vindo!

A Galeria Somasoma foi projetada para pesquisar e disseminar arte visionária contemporânea e abre as portas em outubro de 2017 refletindo o momento histórico da humanidade em busca de uma nova consciência.

Estamos localizados na Chapada dos Veadeiros, esta região é considerada patrimônio natural mundial pela UNESCO, com formação rochosa com a maior placa de quartzo do mundo. A região é ainda berço de águas cristalinas, atraindo ecologistas, místicos e artistas de diversas partes do mundo. Esta comunidade exótica abrigou quilombolas refugiados e diversos estrangeiros com a revolução amorosa nos anos 60, trazendo os frutos da fina-flor do movimento hippie para desabrochar no Planalto Central, um dos lugares mais antigos do planeta.


Erguemos este pólo cultural na avenida principal da cidade de Alto Paraíso de Goiás, e para a comunicação do nosso espaço escolhemos criar um ambiente de estrutura expositiva minimalista com  interativos circulares em um jardim de plantas medicinais. Diálogos sobre ecotecnologia, estados alterados de consciência e pensamento sistêmico surgem deste movimento de vanguarda neo xamanico e para isso dispomos de um espaço mais orgânico de discussão da experiência extática sem perder a elegância e estrutura necessária para uma galeria de arte.


No contexto mundial atual, este movimento inicia diálogos sobre a experiência de desmistificação de padrões comportamentais e conexão do ser humano com a natureza causada por medicinas naturais e outras formas de auto-conhecimento. Esta geração surge e se apropria da tecnologia como ferramenta de disseminação a favor da vida. As antigas referências de reconexão com a natureza são absorvidas juntamente com a apropriação de novas tecnologias em mundo globalizado, dando luz a onda psytrance.

Observamos que estados alterados da consciência provocados por uso de plantas de poder desdobram-se na experiência sistêmica de interdependência da natureza. Visões e compreensões genuínas causadas por algumas medicinas são relatadas a mais de 2000 anos, como a antiga bebida hindu Soma. Como diversas outras substâncias sagradas, ela era utilizada em rituais para cura e canalização de informações universais, reconhecida como uma ponte de ligação com o divino.


Este tipo de experiência é retratada em obras de arte durante toda história da humanidade em diversas culturas. Estes símbolos sagrados que se repetem no inconsciente coletivo sugerem a totalidade através de frequências de luz, fontes curadoras e integradoras da vida. Este tipo de experiência catártica estimula nossa capacidade de compreender questões complexas do comportamento. Esta descoberta é uma grande fonte de cura e harmonia para o homem contemporâneo e propomos aqui compartilhar o resultado desta experiência.



0 visualização