GALERIA

VISIONÁRIA

scroll

Conectando artistas e pesquisadores sobre estados não ordinários de consciência

Projetada para pesquisar e dar suporte à arte visionária contemporânea, a Galeria Somasoma abre as portas em outubro de 2017 na  mística cidade de Alto Paraíso de Goiás, no coração do Brasil.

Localizada na Chapada dos Veadeiros, região considerada patrimônio natural mundial pela UNESCO, com formação rochosa possuindo a maior placa de quartzo do mundo. Berço de águas cristalinas, atraindo ecologistas, místicos e artistas de diversas partes do mundo. Esta comunidade exótica abrigou quilombolas refugiados e diversos estrangeiros com a revolução amorosa nos anos 60, trazendo os frutos da fina-flor do movimento hippie para desabrochar no Planalto Central,

um dos lugares mais antigos do planeta.


Para isto escolhemos criar este ambiente de estrutura expositiva minimalista com um jardim interno de plantas medicinais. Disponibilizando para o público um espaço mais orgânico de discussão da experiência extática, sem perder a elegância e estrutura necessária para uma galeria de arte.

Observamos que estados alterados da consciência provocados por uso de plantas de poder desdobram-se na percepção sistêmica de interdependência da natureza. Visões e compreensões genuínas causadas por algumas medicinas são relatadas a mais de 2000 anos, como a antiga bebida hindu Soma. Assim como diversas outras substâncias sagradas, ela era utilizada em rituais para cura e canalização de informações universais, reconhecida como uma ponte de ligação com o divino.

 

Este tipo de experiência é retratada em obras de arte durante toda história da humanidade em diversas culturas. Os símbolos sagrados que se repetem no inconsciente coletivo sugerem a totalidade através de frequências de luz, geometrias enigmáticas que se revelam como fontes curadoras e integradoras da vida. Este tipo de experiência catártica estimula nossa capacidade de compreender questões complexas do comportamento e pode ser considerada uma chave para a evolução da consciência humana. // júlia prado

 

Propomos aqui compartilhar o resultado desta experiência.

+

+

siga nossas redes

  • Facebook
  • Instagram ícone social

EM CARTAZ

+

Aberto de sexta à sábado

das 19h às 23h

 

Galeria Visionária & Bistrô

FAÇA UMA VISITA

O que é arte visionária?

 

“Arte visionária, de forma sucinta, é o resultado de experiências de expansão de consciência (ENOC - Estados não-ordinários de consciência) retratadas plasticamente, nas quais trabalham-se formas, cores e simbolismos variados. Onde podemos identificar padrões do inconsciente coletivo observados desde os primórdios da evolução da consciência humana.”

Rodrigo Nini